quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Segundo semestre começa para o Rugby São Carlos

Por Leonardo Carniato Rodrigues

O Campeonato Paulista do Interior (CPI), apelidado de Caipirão, é um campeonato que existe desde o ano de 2005 e é organizado pela Liga Paulista de Rugby, a LIPAR. A criação dessa Liga e do campeonato veio suprir uma demanda de times de rugby do interior paulista que, dado a distância e os custos, não conseguiam participar do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.
O Rugby São Carlos, hoje com 10 anos de idade, foi um dos times fundadores dessa competição, sendo uma das equipes mais tradicionais do interior e do CPI: em 2005, ficou com o vice-campeonato da competição; no ano seguinte, 2006, sagrou-se campeão, enquanto que em 2007 ficou em terceiro lugar e 2008 em segundo, novamente.
No ano de 2009, o campeonato passa por algumas reformulações: os times passam a jogar com 15 jogadores – na modalidade mais tradicional do rugby, o Rugby XV ou Union – ao invés de 12 jogadores – modalidade criada no interior paulista dado o pouco material humano até então. Essa mudança ocorre mediante a popularidade crescente do rugby e trás a reboque o crescimento do campeonato com a participação de mais times. Sendo assim, a forma de disputa do campeonato também se altera, sendo criados grupos regionais para a disputa no primeiro semestre do ano e, para o segundo semestre, três diferentes taças (Taça Ouro, Taça Prata e Taça Bronze) de acordo com a classificação das equipes no primeiro turno. O Rugby São Carlos, classificado em primeiro do seu grupo, disputou com os outros quatro campeões regionais a Taça Ouro e acabou por ficar em 5º lugar.
Nesse ano, o CPI continuou com a mesma fórmula com apenas algumas modificações de seus integrantes. Isso porque algumas equipes deixaram de participar do campeonato mas, em contrapartida, muitas outras equipes se associaram a LIPAR para o disputa do CPI – inclusive equipes da capital paulista e do Vale do Paraíba. Ao total, são 16 equipes divididas em 5 grupos regionais onde os 2 primeiros de cada grupo se classificaram para a Taça Ouro, os terceiros colocados para a Taça Prata e dos quartos colocados em diante, para a Taça Bronze. O vencedor da Taça Ouro é considerado como o Campeão do Interior.
No grupo do Rugby São Carlos, estavam também os times de Araraquara (Locomotiva Rugby Araraquara), de Catanduva (Mastodontes Catanduva Rugby), da estreante Franca (Diablos Rugby) e de Presidente Prudente (Cowboys Rugby Prudente). Com Catanduva ficando em primeiro e São Carlos em segundo, ambos os times foram para a Taça Ouro. Presidente Prudente, em terceiro, foi para a Taça Prata enquanto Araraquara e Franca ficaram na Taça Bronze.
Com dez times na Taça Ouro, ficou decidido que a mesma seria dividida em duas chaves; o critério para montá-las foi o de colocar as duas cidades mais distantes de si como cabeças de chave e não colocar times que já haviam se enfrentado no primeiro semestre para jogar novamente. Dessa maneira, Ilha bela e Catanduva tornaram-se cabeças de chave 1 e 2, respectivamente, e as chaves ficaram assim divididas:

 

Nessa fase, os times jogarão entre si em turno único dentro de cada chave classificando-se de 1º a 5º colocado. Na sequência, o primeiro colocado da Taça Ouro 1 joga contra o primeiro colocado da Taça Ouro 2 na disputa para primeiro e segundo colocado da Taça Ouro, o segundo da Taça Ouro 1 joga com o segundo da Taça Ouro dois pela disputa de terceiro e quarto colocado e assim por diante até se estabelecer as dez posições da desta Taça. Essas finais serão disputadas no dia 04 de dezembro em locais a serem estabelecidos mediante a classificação das equipes. Abaixo, os jogos do Rugby São Carlos pela Taça Ouro:

1ª rodada, 28/08: Ilhabela x RUGBY SÃO CARLOS, em Ilha Bela
2ª rodada, 11/09: Pasteur B x RUGBY SÃO CARLOS, com mando do Pasteur
3ª rodada, 02/10: RUGBY SÃO CARLOS x Tornados, em São Carlos
4ª rodada, 23/10: RUGBY SÃO CARLOS x ESALQ, em São Carlos

O Rugby São Carlos espera contar com forte presença da torcida em seus jogos – principalmente nos jogos em casa. A entrada para os jogos sempre é gratuita e os locais das partidas ainda estão sendo definidos pelo Secretário de Esportes e Lazer de São Carlos Edson Ferraz, um grande apoiador desse esporte e da equipe de São Carlos, em conjunto com a Prefeitura Municipal de São Carlos.

Taça de Prata e Taça de Bronze

Com o pedido de exclusão da Taça de Prata feita pelo time do Alto Tiête Rugby, de Mogi das Cruzes, a disposição das demais Taças do CPI 2010 é a seguinte:



Todos os jogos são em turno único e a equipe que somar mais pontos em cada Taça é declarada como campeã da mesma.

Veja as tabelas completas da competição, que ainda terão os horários marcados e podem sofrer alterações:




Nenhum comentário: