domingo, 18 de abril de 2010

Rugby São Carlos vence o Locomotiva Araraquara em jogo pegado

Por Leonardo Carniato Rodrigues

No último sábado, 17/04, cerca de 300 pessoas que compareçam ao Campo do Zuzão puderam assistir a um disputado jogo entre as equipes de rugby de São Carlos e Araraquara. 
A partida foi válida pelo Campeonato Paulista do Interior (CPI) de Rugby, também conhecido como Caipirão, e marcou a estreia de São Carlos na competição deste ano. O Locomotiva Araraquara vinha de uma vitória em sua estreia contra o Diablos Franca e procurava surpreender com uma vitória na casa do adversário.
O São Carlos, como no amistoso contra o Piratas, mostrou que tem uma forte defesa. O time araquarense mal entrou na linha dos 22 metros de São Carlos e, quando o fez, foi rechaçado com bons tackles na base e rucks limpos com rapidez e eficiência, principalmente por Zé Luciano (Bubinão) e Guilherme Manzini (Barney). Dessa maneira, foi neutralizada a principal jogada de Araraquara - a fase de forwards -, fazendo com que seus pontos surgissem apenas depois de dois belos drops.
O Locomotiva abusou de tackles altos e atrasados - tendo Vinícius Segnini, half de São Carlos no primeiro tempo, como principal vítima - e infrações junto aos rucks, mas nem todos os lances foram marcados pela inexperiente arbitragem. Ainda assim, São Carlos conseguiu uma pequena vantagem de 6 a 3 antes do fim do primeiro tempo em conversões de penais e um cartão amarelo para nosso segunda linha, o número 4, Nan Te (Twain).
Desfalcado e buscando corrigir alguns erros do time, o técnico Jean Marc Volland fez algumas alterações para o segundo tempo. Dentre os erros mais recorrentes, estavam a grande quantidade de knock on na linha e a demora para a bola chegar até a ponta. Outros elementos que continuavam do jogo contra o Piratas. Quando estes erros foram minimizados, São Carlos conseguiu marcar 2tries: o primeiro com Jean Ferrarini (Rocko), logo depois de uma fase com os linhas perto do in goal araquararense, e o segundo com Gabriel Bagnato (El) depois de uma rápida invertida de jogo na saída de um line out. Rocko, que havia acertados os dois penais no primeiro tempo, acabou por não converter nenhum dos tries.
Sobrou  tempo, ainda, para São Carlos, com Alexandre Bertuga (Pastel), entrar uma vez mais no in goal do Locomotiva. Entretanto, numa infeliz jogada que acabou com o jogador de Araquarara de encontro com os postes, o árbitro deixou de marcar um penal try para São Carlos.
Apesar da vitória, São Carlos deixou de fazer valer sua superioridade técnica e física por pequenos detalhes que, aindam precisam ser acertados. Em outras palavras, uma vez mais, a equipe demonstrou que seu principal adversário são suas próprias deficiências. Veremos como será contra o Diablos Franca, no próximo dia 16, em Franca.
Por fim, deixo aqui meus agradecimentos à Prefeitura Municipal de São Carlos, com especial atenção ao Secretário de Esportes e Lazer Edson Ferraz, as Atléticas do CAASO e da UFSCar, a todos os patrocinadores do jogo e, com grande carinho, a todos que compareceram para dar força ao time e demonstrar que o rugby é um esporte de alma!

Araraquara vencendo o scrum

Vinícius se preparando para inserir a bola no scrum

Depois da finta, Araraquara ganha o line out

Da esquerda pra direta, em pé: Jean, Twain, Xico, Guilherme, Fabio, Meca, Leo, Barney, Max, Bubininha, Bubinão, Muay, Gibão, Cuia e Pi. Agachados: Vinícius, David, Rocko, Tarja, Pastel, Pedrinho, Salsi, El, Vitão, Gusta, Bauru, Tonho e Rio Branco.

Nenhum comentário: