terça-feira, 4 de abril de 2023

São Carlos vence o Iguanas na estreia do Paulista XV

Da esquerda pra direita, em pé: Regis Sarroche, Pedro Temporim, Felipe Santos, Leonardo Carniato, Wiliam Bonadio, Guilherme Lippo, Esteban Alvarez, Bruno Turci, Octavio Gorla, Fabio Calis, Mateus Temporim, Pedro Dibo, Italo Inforzato, Elton Tanis, Matheus Brigante e Alexandre Bertuga; agachados: Karol Turssi (fisio), Vinicius Imato, Pedro Victoriano, Luis Cameirão, Glauco Anelli, Alan Ávila, Flávio Batistette, Igor de Melo, Rhafael Zaminelli, Guilherme Peruch, Rafael Sargentini e Jean Ferrarini (treinador). Foto: Josimeire Julio.
Por volta das 15h do último sábado, 1, São Carlos e Iguanas se colocaram frente a frente no Campo de Água Vermelha em partida inaugural do Campeonato Paulista de Rugby XV 2023. Além de ser um confronto inédito para as equipes, o confronto opôs uma jovem equipe do Vale do Paraíba contra uma experiente equipe do interior de São Paulo.
E a juventude falou mais alto no começo aja visto que o Iguanas dominou as ações na começo do primeiro tempo, abrindo o placar antes dos 5 minutos de jogo: aproveitando-se de um penal cometido pelos rinocerontes, os verdes-pretos marcaram 3 pontos a partir de um penal. Não havia passado muito tempo quando, após outro penal, os joseenses colocaram a bola para lateral dentro de seus 22 metros de ataque e, após um maul, marcaram um try não convertido. São Carlos 0 x 8 Iguanas.
Os rinocerontes até tiveram a chance de diminuir o placar na sequência, quando tiveram um penal a seu favor. Mas, a cobrança não acertou os paus por pouco. Não havia alteração no placar bem como não havia mudanças na postura do Iguanas: após alguns scrums próximos ao ingoal do São Carlos, os joseenses marcaram mais um try e, dessa vez, com conversão. São Carlos 0 x 15 Iguanas.
Demorou um pouco até o São Carlos conseguir pontuar, mas, aos poucos, a equipe foi usando sua experiência para colocar seu ritmo de jogo na partida e conseguir capitalizar, em pontos, suas ações. Já nos minutos finais da partida, Luis Cameirão conseguiu furar a defesa adversária e caiu para o primeiro try do São Carlos na partida e ele mesmo converteu. São Carlos 7 x 15 Iguanas.
E não pararia por aí: logo após o chute de saída, a bola sobrou com Cameirão que, numa corrida de mais de 60 metros, deixou pra trás a defesa adversária e marcou mais um try; agora, sob os postes. Uma vez mais, Cameirão converteu. Com isso, o primeiro tempo tinha números finais em São Carlos 14 x 15 Iguanas e os aurirrubros iam para o vestiário com a moral elevada.
E isso se mostrou determinante para o segundo tempo: o São Carlos voltou a campo dominando as ações e tendo mais posse de bola, forçando mais e mais no ataque. E, logo no começo da segunda etapa, virou o placar com Cameirão convertendo um penal para os rinocerontes: São Carlos 17 x 15 Iguanas. Contudo, o time do Vale fez a dança do vira e, com um penal convertido, passou a frente uma vez mais: São Carlos 17 x 18 Iguanas.
Contudo, a reação verde-preta não foi suficiente: primeiro,  Elton Tanis recebeu a bola nos 5 metros e caiu para marcar o terceiro try dos rinocerontes. Dessa vez, não houve conversão. E, logo depois, após várias fases dentro dos 22 metros, Felipe Santos avançou sem ser contido e caiu para marcar o quarto try do São Carlos. Cameirão, de novo, converteu. E, com isso, o placar ficava em São Carlos 29 x 18 Iguanas.
Os rinocerontes eram dominantes, mantendo o jogo em seu campo de ataque, mas sem conseguir converter o domínio em pontos. Isso até que, depois de um penal, Cameirão chutou para os paus e, uma vez mais, movimentou o placar. São Carlos 32 x 18 Iguanas. O Iguanas até tentou dar o troco, avançando para o ingoal são-carlense, mas, o São Carlos se defendia bem e forçava os erros dos visitantes.
Ainda assim, após vacilos e faltas reiteradas dos são-carlenses, o Iguanas chegou ao seu terceiro try, que não foi convertido. Mas, como o tempo já estava esgotado, a partida acabou com o placar final de São Carlos 32 x 23 Iguanas.
Com o resultado, o São Carlos somou 4 pontos pela vitória e 1 ponto bônus de ataque (por ter feito 4 tries). A equipe lidera o Grupo A do Paulista XV e se colocará a prova contra o Ilhabela no próximo dia 29 de abril, uma vez mais no Campo de Água Vermelha. Será um confronto interessante, já que o São Carlos foi o 8º lugar geral do Paulista XV 2022 e o Ilhabela o 9º. Ademais, as equipes são velhas conhecidas, tendo se enfrentado várias vezes tanto pelo Paulista do Interior como pelo Paulista B.
O São Carlos é patrocinado pela Fisio & Cia e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, da Contabilidade Valverde e das Atléticas e Departamentos Esportivos da UFSCar e USP.
 
 
SÃO CARLOS 32 X 23 IGUANAS
Escalação: 1 Regis Sarroche, 2 Guilherme Lippi, 3 Pedro Dibo, 4 Felipe Santos, 5 Mateus Temporim (C), 6 Wiliam Bonadio, 7 Esteban Alvarez, 8 Octavio Gorla, 9 Bruno Turci, 10 Glauco Anelli, 11 Luis Cameirão, 12 Rafael Sargentini, 13, Guilherme Peruch, 14 Rhafael Zamineli, 15 Alan Ávila, 16 Leonardo Carniato, 17 Elton Tanis, 18 Fabio Calis, 19 Pedro Temporim, 20 Italo Inforzato, 21 Igor de Melo, 22 Vinicius Imato, 23 Flávio Batistette
 
 
Tries: Elton Tanis, Felipe Santos e Luis Cameirão (2)
Conversões: Luis Cameirão (3)
Penais: Luis Cameirão (2)

Nenhum comentário: