quinta-feira, 24 de março de 2022

São Carlos na elite do rugby estadual


Depois de quase dois anos com jogos paralisados devido à Pandemia, o São Carlos retomou as atividades de treinos do adulto masculino. Preparando-se para o campeonato estadual, a equipe vem treinando desde outubro passado e, na segunda semana de janeiro deste ano, intensificou a preparação haja visto que, nesta temporada, disputará a divisão principal do Estado.
Essa novidade vem por conta da alteração na forma de disputa do Campeonato Paulista: a competição deixa de ter divisões e 32 equipes do Estado, divididas em 8 grupos com quatro equipes cada, disputam uma primeira fase classificatória e uma segunda fase eliminatória. Dessa feita, o São Carlos terá três jogos pelo Paulista no primeiro semestre e mais três ou quatro no segundo (a depender da classificação na primeira fase do torneio). Confira as partidas já agendadas:

9 de abril: São Carlos vs Tucanos - Campeonato Paulista, em São João da Boa Vista
14 de maio: São Carlos vs São José - Campeonato Paulista, em São José dos Campos
11 de junho: São Carlos vs Rio Preto - Campeonato Paulista, em São Carlos

A menor quantidade de jogos na temporada em relação às temporadas passadas foi uma demanda levantada pelo São Carlos junto à Federação Paulista de Rugby: "Depois de dois anos parados, os times, predominantemente amadores, sofreram muito com a perda de recursos e jogadores. Dessa maneira, entendemos que seria essencial que os clubes pudessem voltar com uma temporada mais tranquila, sem grandes custos - financeiros e materiais - para os mesmos", explicou Leonardo Carniato, Diretor de Planejamento e Gestão do São Carlos. "Felizmente, a Federação e os demais clubes tiveram o mesmo entendimento que nós e a nova proposta foi discutida em cima desses parâmetros", completou.
Para 2023, a expectativa é que o Paulista volte a ter mais jogos por equipe, mas com a proposta de disputa generalizada sendo mantida: "Essa mudança de disputa, que foi discutida entre Federação e clubes, permitirá um maior intercâmbio entre diferentes forças do Estado - algo essencial para o desenvolvimento da modalidade", explicou Carniato. "A médio e longo prazo, a tendência é que bons trabalhos sejam recompensados e que tenhamos maior equilíbrio nas disputas em campo", emendou.
"Esperamos fazer uma boa temporada", comentou Jean Ferrarini, treinador da equipe. "Estamos com um grupo de mais de 40 atletas e que é bastante experiente; e também estamos trabalhando bem as mudanças do plano de jogo. Agora, é levar toda essa preparação dos treinos para o campeonato, dando o nosso melhor sempre", finalizou.
O São Carlos é patrocinado pela Fisio & Cia e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, da Contabilidade Valverde e das Atléticas e Departamentos Esportivos da UFSCar e USP.

Nenhum comentário: